01 julho, 2025
Comentários

Volta Redonda vai sediar a IX edição das Olimpíadas das Apaes do RJ


Cerimônia de abertura será na quinta-feira (3), no Clube Comercial; evento acontece até domingo (6) com a participação de 400 atletas

Volta Redonda vai receber nesta semana a nona edição das Olimpíadas Especiais das Apaes do Rio de Janeiro, evento realizado pela Feapaes-RJ (Federação da Rede das Apaes do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda – via Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) –, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Volta Redonda, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e com o apoio da Capemisa Capitalização e da Sollo. A cerimônia de abertura será nesta quinta-feira (3), às 20h, no Clube Comercial, e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) vai disponibilizar intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

As modalidades esportivas serão disputadas entre sexta-feira (4) e domingo (6) em vários pontos da cidade. No total, cerca de 400 atletas das Apaes de todas as regiões do estado vão participar das Olimpíadas Especiais, após passarem pelas seletivas. Serão oito modalidades em disputa: atletismo, natação, futsal, bocha, capoeira, futebol de 7, tênis de mesa e ping-pong.

As atividades serão realizadas na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi (Seu Nula), no Voldac; ginásio do bairro Santo Agostinho; e no Miniestádio e Parque Aquático da Ilha São João. Os vencedores da etapa estadual representarão o Rio de Janeiro na XXIV Olimpíada Nacional das Apaes, marcada para dezembro, em Brasília.

Valorização do potencial

Segundo a Feapaes-RJ, as Olimpíadas Especiais extrapolam os limites da competição, sendo, ainda, um ato de cidadania, inclusão e protagonismo de pessoas com deficiência e autistas no cenário esportivo e social. O esporte, por fim, torna-se palco de visibilidade, inclusão real e valorização das potencialidades de centenas de pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autistas.

“As Olimpíadas são mais do que um evento esportivo. São um manifesto vivo pela dignidade e pelos direitos das pessoas com deficiência”, afirma o presidente da Feapaes-RJ, Luís Valério.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, destaca a importância de Volta Redonda receber um evento desse porte. “Nosso município preza pela inclusão das pessoas com deficiência em vários setores da sociedade, e isso inclui a prática esportiva. Será uma excelente oportunidade de troca de experiências e confraternização entre os atletas e seus familiares”, declarou.

Um dos responsáveis pela articulação para que Volta Redonda recebesse as Olimpíadas Especiais, o deputado estadual Munir Neto disse que os participantes podem esperar uma ótima estrutura para a prática esportiva.

“Nossa secretária Rose Vilela e o prefeito Neto não medem esforços para oferecermos o melhor para a prática do esporte e lazer. Sabemos que as Olimpíadas serão uma grande festa de inclusão, visibilidade e cidadania, e para que isso se torne realidade os atletas e seus familiares podem ter certeza de que encontrarão uma estrutura de alto nível.”



Comentários