Image
24 julho, 2025
Comentários

Palestra em Pinheiral alerta sobre câncer bucal, prevenção e diagnóstico

Na manhã desta quinta-feira (24), a Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), promoveu uma palestra sobre câncer bucal, ministrada pelo Dr. Marcelo Ribeiro, cirurgião bucomaxilofacial.



O evento, realizado no auditório da Prefeitura, reuniu profissionais da saúde e agentes comunitários, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença.



Dr. Marcelo abriu a atividade dando informações sobre o câncer, seus principais sintomas e fatores de risco. O cirurgião também dividiu relatos com os participantes e apresentou imagens de caso identificados no município. “O câncer de boca pode afetar gengivas, bochechas, lábios, céu da boca, língua e a região embaixo da língua. Atualmente, está entre os 10 tipos de tumores mais comuns em homens no Brasil, com mais de 15 mil casos diagnosticados por ano, sendo 72% em homens. O diagnóstico é feito por exames clínicos visuais e confirmado por biópsia”, informou.



De acordo com Suzanne Domingueti, coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Pinheiral, a prevenção e a detecção precoce são essenciais. “Para se prevenir, é fundamental evitar fumar e beber, usar protetor solar labial, adotar uma alimentação saudável, evitar o uso de cigarros eletrônicos e visitar o dentista regularmente. Feridas ou úlceras na boca que persistem por muitos dias devem ser avaliadas por um profissional, pois podem ser sinais iniciais da doença. A detecção precoce é essencial para o sucesso do tratamento”, informou.



Durante a palestra, Marcelo também destacou o papel essencial dos agentes de saúde na orientação da população. “O agente de saúde é a linha de frente. Ele precisa estar atento aos sinais. Muitas vezes, ele é o primeiro contato de quem está com sintomas e não sabe o que pode estar acontecendo. Nosso papel é alertar, conscientizar e direcionar,” afirmou o especialista.



A ação também contou com a participação de Erica Serra, estagiária do curso de Odontologia do Unifoa, que falou sobre os principais efeitos do cigarro tradicional e dos cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes. “O cigarro está diretamente ligado ao aumento do risco de câncer bucal. Já os cigarros eletrônicos, apesar de serem mais atuais, não são menos prejudiciais. O vape também possui substâncias tóxicas que causam inflamação da mucosa oral, ressecamento e diversos danos ao sistema respiratório”, declarou.



Além de abordar o tema com base técnica, a palestra teve caráter educativo e reforçou o compromisso da gestão municipal com a saúde bucal da população. A ação integrou o cronograma de formação continuada dos profissionais da rede e reforçou a importância da prevenção, do autoexame e da informação acessível para todos.

Comentários