Image
25 julho, 2025
Comentários

Prefeitura de VR inaugura mural ‘A Praça Brasil’ na Biblioteca Municipal Raul de Leoni

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), inaugura neste sábado, dia 26, o mural artístico “A Praça Brasil”, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, localizada na Vila Santa Cecília. O evento integra a programação oficial de aniversário da cidade e contará com a presença de autoridades, artistas locais, escritores e membros da comunidade. A atividade será realizada em parceria com a Academia de Letras de Volta Redonda (ALV-VR) e faz parte do projeto literário "Poesia em Ponto", que valoriza a literatura e as expressões culturais do município.

A obra, assinada pelo artista plástico Leandro Vieira, é um grande painel que mistura pintura, escultura e instalação para narrar a história de Volta Redonda e sua ligação com o estado do Rio de Janeiro, e foi realizada com recursos da Lei Federal Aldir Blanc em Volta Redonda (Pnab). Com forte inspiração surrealista, o mural retrata uma Praça Brasil simbólica, flutuando sobre as águas da Baía de Guanabara, com o Cristo Redentor abençoando a cidade do Rio e a Serra do Mar, unindo no mesmo plano artístico as cidades de Volta Redonda, Niterói e Rio de Janeiro, locais marcantes na formação do artista.

A narrativa visual percorre desde o tempo dos povos originários até a industrialização da cidade, com destaque para elementos como o Rio Paraíba do Sul, os trabalhadores representados nas esculturas da Praça Brasil e o surgimento da “Cidade do Aço”.

Uma grande mesa de aço forjado ocupa o centro da cena, cercada por personagens que simbolizam os mestres das artes e das letras, em um tratado simbólico de cultura e memória. A biblioteca, suas estantes e livros, compõem o cenário, com 440 lombadas pintadas que homenageiam grandes nomes da música, literatura e artes visuais do Brasil, como Rita Lee, Gal Costa, Carlos Drummond de Andrade, Maria Firmina dos Reis, Ailton Krenak, Antônio Parreiras, Pedro Américo, entre muitos outros, além dos autores locais Jean Carlos Gomes e Elisa de Carvalho.

Para o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, o mural é mais que pintura: é patrimônio vivo, é poesia em cores, é a cidade pulsando em arte.

“Ele resgata a memória literária, homenageia os grandes nomes da cultura e valoriza os artistas da cidade. A obra também reverencia a natureza da região, com destaque para a floresta da Cicuta, e simboliza a importância da Biblioteca Municipal como espaço de preservação do conhecimento, da leitura e da história local”, destacou o secretário.

O mural “A Praça Brasil” se junta agora ao patrimônio cultural da cidade como uma obra permanente que celebra passado e presente, misturando arte, literatura, arquitetura e identidade em uma narrativa visual marcante e inclusiva.

--

Comentários